2.7.08

se pensa que sabe o que é a linguagem...

... devia ler alguma coisa de filosofia da linguagem para compreender que falar não é tão linear como parece.
Caso não tenha paciência para essas leituras tem uma boa alternativa para arrancar: ir ao Teatro São Luiz ver/ouvir o Ricardo Araújo Pereira interpretar uma súmula das teorias de John Austin, um importante filósofo da linguagem, teorias essas que podem parcialmente ser resumidas pelo título "como fazer coisas com palavras".
Infelizmente, aquilo está mais do que esgotado. Eu tenho um mísero bilhete, que suspeito dar direito apenas a permanecer agachado debaixo de uma cadeira - mas ainda alimento a esperança de que, mesmo dessa posição inominável, possa dar algumas espreitadelas ao que se vai passar.
Entretanto, se o/a caro/a leitor/a for muito sério/a, como o espectáculo se anuncia, poder ler um texto relativamente aprofundado (um artigo introdutório numa publicação académica) neste sítio (português do Brasil, mas que se danem os puristas) acerca das principais teses do Austin.
Se os que não são filósofos podem fazer isto pela filosofia, o que não poderiam os filósofos (se estivessem para aí virados, claro).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
escrevemos aqui anteriormente... (acariciar com o rato para ver, clicar para ler)



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------