25.1.24

Relatório REFLeT - Reflexão Sobre Ensino e Formação na era dos Large Language Models

 
 
Parece claro que precisamos de pensar organizadamente sobre as oportunidades e riscos que emergem nos processos de ensino e aprendizagem devido à disponibilidade de novas ferramentas de Inteligência Artificial, designadamente as que são capazes de compor textos, produzir imagens, ...
 
No ano de 2023, o Instituto Superior Técnico constituiu uma comissão para estudar as implicações nos processos de ensino e de formação de algumas ferramentas de Inteligência Artificial que, sendo acessíveis de forma generalizada a estudantes e docentes, poderiam suscitar novas questões nas dinâmicas de uma instituição de ensino superior. 
 
Essa comissão, designada REFLeT, era composta essencialmente por vários professores do IST com responsabilidades científicas e pedagógicas, sendo presidida pelo Professor Arlindo Oliveira, alguém muito presente no debate público sobre estas matérias.
A "encomenda" entregue à Comissão REFLeT contemplava o convite a duas pessoas exteriores às profissões e disciplinas mais ligadas àquela escola, para integrarem a dita comissão. Os escolhidos foram o Professor Paulo Mota Pinto (Direito) e eu próprio (Filosofia das Ciências).
 
A Comissão entregou o relatório em Julho de 2023 - Relatório REFLeT - Reflexão Sobre Ensino e Formação na era dos Large Language Models (clicar para aceder ao documento) - e, com base nesse documento, o Conselho Pedagógico veio, posteriormente (Novembro de 2023), a publicar um conjunto de orientações Sobre a utilização de IA nos métodos de ensino e de avaliação de conhecimentos (clicar para aceder ao documento).

O jornal dos estudantes do IST, diferencial, publicou (a 8 de Janeiro passado) uma notícia sobre este processo: Conselho Pedagógico aprova documento sobre a utilização de Inteligência Artificial (clicar para aceder ao documento). (A imagem acima foi "copiada" dessa matéria.)

Soube, entretanto, por informação do Prof. Arlindo Oliveira, que algumas universidades estrangeiras têm mostrado interesse por estes documentos.

De qualquer modo, se a questão vos interessa - devia interessar! -, podem consultar os documentos nos links que fui deixando ao longo do texto.
 
Porfírio Silva, 25 de Janeiro de 2024
Print Friendly and PDF