27.12.07

Ainda as lições de jornalismo do sr. Fernandes

Em editorial de hoje, no jornal de Belmiro, do qual toma conta por estes dias, escreve José Manuel Fernandes: «Honra aos que resistem, aos que não aceitam as "coincidências" e as "inevitabilidades" que caracterizaram os últimos dias de manobras indecorosas em torno do BCP.» Estará Fernandes a referir-se à esforçada campanha do jornal que dirige para tentar evitar uma determinada solução para o BCP?
No mesmo editorial (um editorial é um texto onde se dizem coisas profundas acerca do mundo, para lá da espuma dos dias, ou então um texto onde os responsáveis por um órgão de comunicação social tentam limpar-se das tolices que deram à luz) - dizíamos: no mesmo editorial, o senhor Fernandes considera que a solução Santos Ferreira para o BCP é "descaradamente patrocinada pelo PS" e que essa alegação se encontra provada pela "forma acalorada como Jorge Coelho a defendeu no programa A Quadratura do Círculo". Quer dizer: não só um gestor competente deveria estar impedido de prosseguir a sua carreira por ser socialista, como os outros socialistas deviam ser obrigados a calar-se perante essa tentativa de limitação dos direitos cívicos de uma parte da população.
A direita habitou-se a pensar que o normal é que seja ela a governar e que o acesso da esquerda às rédeas da nação é contra-natura. O sr. Fernandes quer estender o preceito aos "sectores estratégicos" e proibir os socialistas de lá pisarem. Sim, porque nem o sr. Fernandes tem a lata de afirmar que Santos Ferreira não tem as credenciais profissionais para o cargo a que agora ambiciona. E só isso poderia dar um pingo de legitimidade ao que o sr. Fernandes tem vindo a fazer nestes dias. Mas mesmo esse pingo de legitimidade lhe falta.