23.9.13

Mais gasparinos que Gaspar.


Anda por aí quem “esclareça” que Vítor Gaspar (VG) nunca deu a data de 23 de Setembro de 2013 para o regresso aos mercados. Ou, numa variante do argumento, diga que, uma vez que hoje temos dinheiro para honrar o empréstimo que vence, se cumpriu a promessa. Quanto a esta variante, já respondi na posta anterior. Quanto à tese de que, afinal, Gaspar não disse aquilo que toda a gente diz que disse, decidi ir voltar a ver o vídeo (que deixo abaixo).

Gaspar diz: “A data crucial para o regresso aos mercados é 23 de Setembro de 2013.” Isto quer dizer o quê? Segundo alguns, isto não quer dizer que regressamos aos mercados neste dia. Mas esses “alguns” estão errados. Aquela frase quer dizer exactamente o que todos ouvimos: é nesse dia que conseguimos ou se nota que não conseguimos. Em rigor, aquele “regresso aos mercados” podia ter sido antecipado. Aliás, foi esse mesmo o truque (como já expliquei na posta acima mencionada). Mas aquela frase, em si e por si, era a promessa de que neste dia de hoje estávamos com acesso normal ao financiamento internacional. Coisa que não se verifica. Tentar iludir isto com uma leitura desgarrada da declaração, é pouco curial. Aliás, nem na altura nem em qualquer outro momento VG veio esclarecer que não tinha dito isso, o que deveria ter feito se tinha sido mal interpretado por toda a gente. Mas não, ele não foi mal interpretado, ele disse mesmo isso. Apesar dos "intérpretes graciosos" que agora lêem de outro modo.

Aliás, indo agora pelo lado do contexto, importa lembrar que Passos Coelho tinha declarado uns dias antes: "Já dissemos que vamos voltar aos mercados de dívida em Setembro de 2013 e é o que vai acontecer." (lembrado aqui) Ou seja: Gaspar estava, naquela declaração que consta do vídeo, a precisar a data do regresso aos mercados. Vemos isso pelo conteúdo da declaração e pelo contexto dela (declarações do PM).

Posto isto, sejamos claros: vir agora pretender que Gaspar não disse que hoje estaríamos regressados aos mercados é tentar atirar-nos areia para os olhos. É desonestidade intelectual. (Podia ser burrice, incapacidade de ouvir ou entender uma declaração, mas estou a deixar de lado esses casos, que merecem mais piedade do que censura.) Gaspar disse isso. E a realidade é bem outra, como sabemos. E não são quaisquer ilusionistas que reescrevem a história.