No passado dia 17 de dezembro (de 2025), na sede nacional do Partido Socialista (Largo do Rato), teve lugar a apresentação em Lisboa do meu livro História das Declarações de Princípios do Partido Socialista.
Um dos apresentadores nessa sessão foi Eduardo Ferro Rodrigues, o Secretário-Geral do PS que tomou a iniciativa da actualização da Declaração de Princípios em 2002. O texto resultante dessa actualização é o que está ainda hoje em vigor.
Na sua intervenção, Ferro Rodrigues explicou as razões para a sua tese de que é preciso voltar a actualizar a Declaração de Princípios.
Ferro Rodrigues foi líder do PS num momento muito difícil do partido, exerceu o lugar com grande dignidade (apesar do contexto adverso, esteve quase a derrotar Durão Barroso) e tem, desde então, mantido uma intervenção cívica de elevado nível, pautada por uma coragem moral a toda a prova - que merece o nosso aplauso e gratidão. É alvo frequente da caravana de aldrabões, mas isso só demonstra a valia do seu contributo para a vida pública e a sua verticalidade.
Já tive oportunidade de divulgar a sua intervenção nessa ocasião, quer no Facebook, quer no Youtube (pode ser vista clicando aqui).
Divulgo hoje a intervenção de José Pedro Castanheira, jornalista de renome que, além disso, tem sido um grande constructor de conhecimento comum sobre as últimas décadas de Portugal, quer sobre a fase de construção da democracia, quer sobre o tempo da ditadura e da resistência. É, entre muitas obras de relevo, autor de uma monumental biografia de Jorge Sampaio, cobrindo com grande rigor toda a vida pública do antigo Secretário-Geral do PS e Presidente da República.
Acredito que a visualização desta intervenção de José Pedro Castanheira seja uma boa preparação para a leitura integral da obra, que inclui documentos que, hoje, são de difícil acesso. Boa escuta e boa leitura!
Porfírio Silva, 29 de Dezembro de 2025



