20.5.15

A ideia é apenas uma ideia (na Cornucópia isto nunca é bem assim, mas).



(Foto de Ricardo Rodrigues)

O espectáculo!
Um maestro frustrado com o seu coro abre o espectáculo, seguindo-se cenas que variam desde reflexões sobre temas como a inspiração, o sonho, o sentimento, o medo, passando por diferentes comentários (simpáticos, desagradáveis e sarcásticos) a uma rapariga que se vê ao espelho; fala-se ainda de uma mulher antiga que “se espreguiça quando cumprimenta o mundo”, joga-se com o relógio que “não nos deixa em paz”, e ainda vemos um mesmo horóscopo aplicado em três versões completamente diferentes. Sobra ainda tempo para se falar de poesia, de épocas de escassez, e para juntamente com o público, se cantar uma métrica aparentemente impossível. Discussões conjugais, críticas a vizinhos, memórias de “outros tempos” e até um concurso televisivo cabem também nestes quadros que de uma forma ora séria ora divertida, tocam em questões marcantes da sociedade actual (o individualismo, a solidão, o desamor).

E como se desenvolveu a ideia?
A peça baseia-se em quadros criados a partir de textos produzidos em sessões de escrita criativa e que formam um todo contínuo, apesar de não se contar uma história nem tão pouco se obedecer a uma estrutura convencional.

E isto vem de onde?
Na sequência do projecto ILUSÃO que integrava 59 actores não profissionais, formou-se espontaneamente um pequeno grupo de teatro, OS ILUSIONISTAS, cujo projecto queremos apresentar na sala do Teatro da Cornucópia, ao longo de uma semana, incluindo uma sessão de conversa com os espectadores com a participação, além dos membros do grupo, de Luis Miguel Cintra e Cristina Reis, no sentido de analisar o trabalho apresentado.
Esta peça deste grupo é uma criação colectiva, tem encenação de Lina Paula Pinto e sonoplastia de Gustavo Almeida. Os autores são Elvira Silva, Isabel Coruche, Jorge Pires Silva, Lina Paula, Manuela Martins, Paulo Almeida e Vitória Pato.

Como faço para ir?
É ir ao Teatro do Bairro Alto (casa do Teatro da Cornucópia) entre 21 e 24 de Maio. Quinta a Sábado às 21:30h. Domingo às 16:00h.

Entrada: 5 euros.

A seguir à sessão de Domingo, conversa com os actores, a que se juntam Luis Miguel Cintra e Cristina Reis.