17/09/15

Passos confunde Juncker e Draghi com o Syriza?



Quando Passos insiste (como fez hoje nas rádios) que o PS é como o Syriza, fico na dúvida: será ignorância ou má-fé?

Antigamente, os reaccionários mais empedernidos chamavam "comunista" a tudo o que fosse de esquerda. Agora, Passos "moderniza-se" e chama Syriza a tudo o que não seja a sua fúria austeritária.

Quem disse que era preciso um ritmo mais sustentável na consolidação orçamental? Que não se pode reduzir o défice à bruta? Quem disse que era preciso recuperar o investimento, recuperar o crescimento, porque de outro modo não saímos disto? Quem disse que o BCE tinha de ajudar na política monetária, porque de outro modo nenhum país isolado conseguiria sair do marasmo? Quem disse que era preciso uma leitura mais flexível dos tratados? Quem disse mesmo que os processos de ajustamento tinham "pecado contra a dignidade dos povos" da Grécia e Portugal?

Passos acha que foi o Syriza que disse isso. Mas não foi. Quem disse isso foi o presidente da Comissão Europeia e o presidente do BCE - e muitos reputados economistas de todo o mundo. Quando Passos acusa Costa de querer essas coisas todas e diz que isso é imitar o Syriza - Passos confunde Juncker e Draghi com o Syriza. Mais uma vez, Passos tem um problema com a realidade.

3 comentários:

Jaime Santos disse...

Nao ouvi obviamente o debate e nao posso julgar se Passos realmente ganhou. Mas parece-me que Costa deveria ter estudado melhor os numeros, porque na ausencia de um programa real da coligacao (para alem do 'faremos o mesmo e se for preciso pior') era obvio que seria o programa do PS 'o bombo da festa'. Como a Direita vai martelar esta suposta vitoria ate a exaustao, convinha que o representante para a area da Seguranca Social do PS se apressasse a esclarecer a fonte dos 1.000 milhoes de Euros. De resto, mais uma nota sobre o debate com Catarina Martins que vi em diferido: Costa tem um habito irritante de querer enervar os adversarios. Tudo bem, mas era preciso chegar ao ponto de se sair com a tirada machista e condescendente (sobretudo condescendente) do sorriso bonito?

Anónimo disse...

parabens pelo post.passos coelho,joga no esquecimento e falta de cultura politica da maioria dos portugueses.espero com toda a calma, que passos coelho seja banido da cena politica portuguesa o mais rapido possivel e regresse de imediato à tecnoforma,onde ganha um salario limpo de impostos...

Anónimo disse...

Passos na entrevista diz que Costa esta refem do BE e do PCP.
E que encontrou mais 1% de defice do que sabia çara justificar a austeridade.
Depois do debate as sondagens nao sao favoraveis a maioria.
O PS tem quase que fazer campanha nas redes sociais para jovens e outros. E quase porta a porta.