10.12.08

rotos e remendos da autonomia



Secretária da Educação dos Açores altera grelha de avaliação dos professores.


A Madeira terá um sistema de avaliação docente, os Açores o seu, o Continente outro ainda. Que mal há nisso?
O curioso é que esta situação, mais do que a bizarria administrativa que alguns vêem sempre em tudo o que seja diferença entre regiões, é que ele coloca o próprio problema da autonomia - não das regiões, mas das escolas.
Porque é que cada região não há-de ter o seu sistema de avaliação? Porque é que cada escola não há-de ter o seu sistema de avaliação? Porque é preciso que haja carreiras nacionais de professores na escola pública e essas carreiras, para serem transparentes, têm de assentar em alguns critérios e mecanismos de comparabilidade. Garantindo, por exemplo, alguma justiça no acesso à mobilidade. Cada escola não pode ser uma ilha rodeada de silêncio e escuridão por todo o lado.
E isto, precisamente, sendo necessária muito mais autonomia para as escolas. Mas enfrentando estes "pequenos" problemas. Que vão sendo atabalhoados na vozearia da negociação ao estilo "todos contra todos".