Há vítimas portuguesas da fraude de Madoff. Grandes bancos europeus assumem perdas de muitos milhões.
«No dia em que muitos bancos europeus assumiram perdas potenciais relacionadas com a fraude piramidal de Bernard L. Madoff, em Portugal só o Banco Santander Totta admitiu que, entre os seus clientes, há 16 milhões de euros aplicados nos fundos do ex-presidente da bolsa electrónica Nasdaq e até agora um dos homens mais respeitados de Wall Street.»
Quem não fica feliz por ver a economia de mercado funcionar a plenos pulmões?
Quem não gostaria de ver as suas poupanças, parcas ou largas, ser engolidas por uma falência, directa ou indirectamente, e ficar sem um centavo de um dia para o outro?
Quem não gostaria de saber que a empresa que o emprega faliu por arrastamento da falência de um banco?
Quem não gostaria de viver numa montanha russa?
Os que falam tão ideologicamente contra os apoios à banca - sem prejuízo do castigo aos que cometeram crimes - devem ter grandes colchões. E muita falta de consideração pelas outras pessoas concretas que vivem neste sistema - capitalista, já se sabe, mas não nos pediram para escolher. E muita lata. Ou estão à espera que a revolução seja o fruto maduro do descalabro? Espanta-me tão liberal que é, afinal, certa esquerda da esquerda da esquerda: o que eles queriam mesmo era que o Estado ficasse quieto a ver, sem fazer nada, não era? Mas não é isso que querem os liberais-liberais-liberais?