19/11/14

o dinheiro não cai do céu.



Amanhã, 20 de Novembro de 2014, o parlamento britânico vai acolher um debate sobre um assunto que já não é discutido naquela casa há 170 anos. O debate tem por título "Criação de Dinheiro e Sociedade" e pretende ser informativo para os deputados, os quais, aparentemente, percebem pouco ou mal como é criado o dinheiro nas economias capitalistas deste canto do mundo. Nisso, os deputados britânicos estão como os cidadãos britânicos, que maioritariamente pensam que os bancos emprestam o dinheiro que recolhem em depósitos - e, portanto, ignoram que boa parte do dinheiro é criado pelos bancos comerciais quando concedem empréstimos, com consequências para toda a economia.
Entre os assuntos em análise nesse debate estarão questões como: quem deve poder criar dinheiro? como deve ser usado o dinheiro criado de novo?
É um assunto muito interessante, apesar do "dinheiro soberano" no Reino Unido e entre nós estar em mãos diferentes (por pertencermos nós ao euro e eles não). A página Positive Money criou um briefing sobre o assunto, que pode ser lido ou descarregado aqui: Briefing for back bench Money creation and society debate Thursday 20th November 2014.

Isto é o tipo de coisa que devia ser estudada por aqueles que pensam que um país se gere como um lar.

1 comentário:

Daniel Carrapa disse...

Em Portugal poucos parecem saber o que isto é. Antecipo uma completa ausência de eco deste acontecimento nos meios de comunicação. E, no entanto, é uma das maiores questões políticas do nosso tempo.

Apenas uma achega. Quando refere que os cidadãos «ignoram que boa parte do dinheiro é criado pelos bancos comerciais», lembrar apenas que no caso da economia britânica essa "boa parte" corresponde a 97% da totalidade do dinheiro em circulação.
O sistema monetário actual é a representação perfeita da concessão trágica da soberania financeira das Nações para com agentes financeiros privados.

A página Positive Money é um bom ponto de partida para conhecer o problema - e é um dos principais promotores da campanha pelo "dinheiro soberano".

Também sobre o tema, deixo um vídeo de Michael Rowbotham que é uma referência excelente. A qualidade não é a melhor, mas o conteúdo vale bem o esforço.

http://youtu.be/rzqDEBHPwcs