31.5.14

Bravo, Tsipras.



Alexis Tsipras, líder do Syriza na Grécia e candidato da Esquerda Europeia a presidente da Comissão Europeia, anunciou o seu apoio a Jean Claude Juncker para ter a prioridade a tentar formar uma maioria no Parlamento Europeu que suporte a sua eleição para chefiar o executivo.
Vejo que muitos camaradas e amigos meus estão espantados - e até chocados - com esta declaração de Tsipras. Parece que julgam que ele traiu as suas ideias por "apoiar" o candidato da direita. Eu estou espantado - e até chocado - é com essa reacção dos meus camaradas e amigos.
Explico-me.
No meu entender, não se pode ser de esquerda sem ser democrata. Juncker era o candidato a presidente da CE apoiado pelo partido mais votado. Todas as grandes formações políticas candidatas ao Parlamento Europeu apresentaram a figura que, a seu ver, deveria ser presidente daquele órgão - e todas defenderam que o candidato do partido mais votado devia ser presidente, desde que conseguisse formar maioria. Não vejo outro raciocínio democrático que não seja: temos que deixar os vencedores tentarem cumprir esse compromisso eleitoral. Juncker deve poder tentar formar uma maioria que o leve à presidência. Se isso não acontecesse assim, os partidos que entraram naquele compromisso estariam a desprezar o jogo eleitoral em que entraram livremente.
Eu não apoiei o partido de Juncker nas Europeias. Mas penso que ele deve ser presidente da Comissão se conseguir formar maioria para tal. E mais: espero que consiga formar essa maioria. Se acontecer de outro modo, ganharão os cínicos que viam naquele compromisso uma farsa. E aos eleitores poderá dizer-se: era só conversa, os lugares decisivos não dependem nada do vosso voto, a Europa nunca será democrática.
Tsipras explica bem: não apoia as políticas de Juncker, mas foi este que ganhou. Concordo inteiramente. E mais: o grego dá uma lição de democracia a outros que andam por aí a conspirar para que aquele compromisso eleitoral não sirva para nada.

A isto eu chamo ser de esquerda sem deixar de ser democrata. E não tenho de apoiar as suas propostas para aplaudir vivamente esta tomada de posição.

(Alexis Tsipras has announced he will support Jean Claude Juncker to seek majority for the EC Presidency.)