28.3.14

podemos receber lições de estrangeiros, sim senhor.


Henrique Raposo, indo além dos dislates políticos, deu recentemente à publicidade no espaço do Expresso um texto (São as portuguesas mais feias do que as outras?) absolutamente nojento naquilo que revela da forma como vê o mundo. Seria interpretável como um texto mais ou menos privado de um adolescente com falta de jeito para tomar conta das mãos, mas, naquele espaço, desafia até a nossa capacidade de interpretação.

O Embaixador da Polónia em Portugal também achou que o texto passava das marcas. A ponto de se dar ao trabalho de escrever ao Expresso (como se pode ler no sítio da Embaixada da República da Polónia em Portugal). Entre outras coisas, escreve o Embaixador: «Nós não contamos que, num jornal tão prestigiado - seja na página oficial ou na edição impressa - haja espaço para comentários tão sexistas e vulgares.» De acordo. E mais: «E o Sr. Raposo não só ofende as mulheres polacas, inglesas ou brasileiras, mas também as portuguesas, cujo valor é avaliado apenas em termos de serem " boas" e "fáceis". O "artigo" de Henrique Raposo reforça o estereótipo de que os homens portugueses são sexistas e machistas, vendo as mulheres apenas como objetos sexuais e avaliando-as só atraves de valores sexuais.» De acordo.

Portanto, podemos receber lições de civilidade vindas de estrangeiros, sim senhor. Já que, por cá, os "responsáveis" por jornais "de referência" permitem estas porcarias. Obrigado, Senhor Embaixador da República da Polónia em Portugal, por nos lembrar que não somos só nós, alguns portugueses, a achar vergonhosas aquelas palavras de um "colunista". Um colunista sem coluna, imagino.