21.3.13

até já há uma petição.


José Sócrates será comentador na RTP.


Por acaso, eu até acho uma estupidez que um ex-PM, cujo "julgamento pela história" está longe de estar feito, se apresente ao país como comentador político. Mostra que a ideia de "sirvo na minha vez e depois vou à minha vida" está longe de ser compreendida. Ou, até, aproveitada para felicidade pessoal dos envolvidos.

De qualquer modo, deliro com a quantidade de "brados aos céus" que vão por aí a propósito da notícia. Até já há uma petição contra essa eventualidade, dirigida, em primeiro lugar, aos deputados da Assembleia da República - mostrando o quanto vale para esses peticionários a ideia de que os políticos não têm de interferir na programação. Certo é que muitos pensavam que o homem tinha sido banido e parecem saudosos das fogueiras da inquisição.

Também há quem diga que é capaz de dar um bom comentador: pelo menos não será tão mal informado e tão cabeça no ar como muitos comentadeiros que por aí andam. Mas sempre vale outro lado da questão: pelas reacções que podemos ver "por aí", parece haver pouca gente capaz de ouvir Sócrates; alguns começam logo a praguejar, outros começam logo a babar, nem uns nem outros chegam a ouvir o que ele diz. Neste caso, "o boneco" chega antes das palavras. Esse é, aliás, um sinal da histeria colectiva em que andamos caídos.

Acho que está na hora de olhar para o passado com olhos de ver, ou ainda é cedo?