6.12.12

O LUGAR DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA NOVA UNIVERSIDADE DE LISBOA.


2º WORKSHOP: “APLICAÇÕES DA CIÊNCIA E FRONTEIRAS DAS CIÊNCIAS”
(Perspectivas multidisciplinares, filosofia e ciência)

12 de Dezembro (quarta-feira), das 9:30 às 12:30
Centro de Congressos do I.S.Técnico (Alameda), sala 02.1

Animadores do debate:
Prof. José Maria Brandão de Brito (Economia, ISEG)
Prof. Teresa Valsassina Heitor (Arquitectura, IST)
Prof. Raquel Barros (Bioengenharia, IST)
Prof. Pedro Lima (Robótica, IST)
Prof. António Amorim (Física, FCUL)

O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, entendendo-se desafiado pela fusão da Universidade Técnica de Lisboa e da Universidade de Lisboa, espoletou um processo de reflexão sobre “O lugar da Filosofia da Ciência na nova Universidade de Lisboa”. Nesta fase, este processo culminará num colóquio que terá lugar a 14 e 15 de Fevereiro de 2013, no qual já está confirmada a participação dos Reitores da Universidade de Lisboa e da Universidade Técnica de Lisboa. Um debate preparatório está a decorrer na forma de uma pequena série de workshops.

O segundo desses workshops, organizado no Instituto Superior Técnico, terá como tema “Aplicações da ciência e fronteiras das ciências”. Neste Workshop vamos (1) fazer um levantamento de questões, relativas aos efeitos (reais ou percepcionados) da actividade científica no mundo fora da Academia, cuja compreensão poderia beneficiar de mais intensos cruzamentos entre disciplinas científicas e entre ciência e filosofia, e (2) reflectir sobre modos possíveis de traduzir essas preocupações nas práticas docentes e de investigação no quadro da nova Universidade.

O workshop não terá a forma de um colóquio, mas antes a forma de um debate vivo, informal, fortemente interactivo – de molde a que possa realmente resultar num levantamento de assuntos e formas de trabalho que possam trazer algo de novo em termos de colaboração multidisciplinar envolvendo cientistas e filósofos. O debate não será limitado às disciplinas cobertas pelas intervenções dos principais animadores. O workshop será encerrado pelos Professores Olga Pombo e Nuno Nabais, da Direcção do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.

Pela Organização
Pedro Lima
Porfírio Silva