30.5.12

retratos de Portugal.


Está no sítio do Público esta notícia: Ministério Público pede destruição das escutas telefónicas que envolvem Sócrates.

De momento, essa noticia tem os seguintes comentários:

Devem ser publicadas e não destruidas
SE o MP manda destruir significa que são irrelevantes e não ofendem o atingido, assim e não havendo qualquer problema e para acabar de vez com as desconfianças da generalidade dos Portugueses as mesmasDevem ser publicadas com grande divulgação e transparencia e não destruidas nem manipuladas.

Porquê?
O Ministério Público pediu agora a destruição das escutas telefónicas feitas no âmbito do processo Face Oculta envolvendo o ex-primeiro-ministro José Sócrates, que escaparam à ordem de destruição do presidente do Supremo Tribunal de Justiça. Esta atitude não retira a ninguém que fiquem suspeitas sobre alguns actos imputados ao ex-primeiro-ministro, e que parece existir interesse que isso seja uma lamentável realidade. Alias, isto só vem provar que qualquer caso como este da Face Oculta nunca irá ter outro desfecho senão a prescrição, ou por outras palavras, nunca serão descobertos. É pena.

Onde está a democracia?
Não se deve fazer isso. Todas as pessoas envolvidas em crimes devem de ser punidas de igual forma. Que país, onde se protege pessoas obsoletas e hipócrita. Façam uma petição para se julgar os criminisos políticos, gestores entre outros, deste país. Vão para a praça pública. Reevindiquem pelos direitos de um verdadeiro estado democrático.

Vergonha
A procissão passa, e os malandros ficam... Qual o motivo da destruição das escutas???? contêm algum segredo de Justiça???? contêm elementos/informações confidenciais??? quais os motivos de não as quererem divulgar??? são portadoras de linguagem menos propria???? porque tantos segredos a volta destas escutas e destes SMS que envolvem o Face Oculta... Tenham vergonha e façam aos acusados politicos, para variar, um pouco de justiça...

(Foi preservada a qualidade literária dos comentários, bem como o "acordo ortográfico" praticado em cada caso.)

É um retrato bastante aproximado da democracia que temos, do povo que somos, da cultura democrática que foi pelo cano há muito tempo. Vivemos na completa inversão de valores, numa terra onde a noção dos direitos e dos deveres é uma questão de opinião pessoal e de ocasião, onde ladra quem quer e morde quem pode. E tudo isso tem sido alimentado por todos os poderes. Todos.