17.5.11

a ver quem inventa mais disparates sobre as Novas Oportunidades


Miguel Sousa Tavares estava agora mesmo ali numa TV a comentar, que é uma coisa que ele faz, suponho, para ganhar a vida. Sobre a polémica das Novas Oportunidades, dá uma no cravo outra na ferradura, diz que o debate parlamentar pedido pelo PS não serve para nada e propõe o seu método "para esclarecer a questão".
O método MST para avaliar as Novas Oportunidades seria assim: convocar aleatoriamente 50 ou 100 diplomados pelas Novas Oportunidades e fazer-lhes um exame, a ver quem passa. MST acaba de resolver o problema da avaliação dos sistemas de educação e formação. As organizações internacionais que se esforçam continuamente por avaliar cada vez melhor os sistemas, como a OCDE, podem poupar muito dinheiro: fazem uns exames, a uma amostra ridícula e já está. (Sim, uma amostra ridícula: MST fará alguma ideia da diversidade de situações de formação abrangidas pelas Novas Oportunidades? Pensa ele que poderia avaliar alguma coisas com uma "amostra" de 50 ou 100 diplomados do universo em questão? É falar por falar, claro.)

Assim, a ideia brilhante seguinte de MST deverá ser usar o mesmo método para avaliar todo o sistema de educação e formação em Portugal. E depois em toda a Europa. E depois em todo o mundo. E, já agora, por que não em toda a galáxia? Se algum terráqueo engolir tal ideia, os ET poderão engolir igual patranha. Entretanto, como MST dispõe das pessoas que passaram pelas Novas Oportunidades como se elas fossem cobaias de laboratório para as suas ideias de comentador, talvez se lhe devesse aplicar a mesma receita: que tal fazer uns exames de direito a Miguel Sousa Tavares a ver se ele ainda tem direito a ser considerado licenciado em Direito?