6.4.11

ROBOTICA 2011, modalidades: Condução Autónoma


Esta prova representa um desafio técnico no qual um robô móvel e autónomo deve percorrer um percurso ao longo de uma pista fechada, que apresenta semelhanças marcantes com a condução de um veículo automóvel numa estrada convencional.

A pista utilizada tenta reproduzir, em certa medida, um cenário real, embora a competição decorra num ambiente estruturado. A pista, em formato de 8, simula uma estrada com duas vias à qual foram adicionados uma passadeira com um par de painéis semafóricos (um em cada sentido), um túnel, uma zona de obras, um obstáculo e uma área de estacionamento com dois lugares em que um deles está ocupado. A posição do obstáculo na pista, a localização exacta da área de estacionamento e a posição livre nessa área são dados desconhecidos para o robô no início da sua prova.


(Estamos a introduzir os interessados por temas científicos e tecnológicos ao ROBOTICA 2011, Festival Nacional de Robótica, a decorrer até Domingo no I.S. Técnico, em Lisboa. Daremos reportagem nos próximos dias. Informação de base aqui.)