6.9.10

já não sei bem quem é Cavaco


"É fundamental falar verdade aos portugueses, porque falando verdade aos portugueses eles têm comportamentos que são consistentes com os objectivos que queremos alcançar", afirmou Cavaco Silva.

Costumo fazer críticas políticas ao comportamento de Cavaco. E também costumo fazer uma crítica de carácter: acho-o manhoso, hipócrita consciente (como resultado de uma escolha de estilo que visa certos objectivos políticos). Acho que nunca o achei tonto ou mal informado. Mas dou por mim, de repente, a hesitar.
Aquela afirmação acima, do ponto de vista das ciências da economia ou da sociedade, diz respeito ao que se pode chamar "o problema da agregação": como é que uma multiplicidade de comportamentos individuais desaguam num dado comportamento (ou resultado) colectivo. É um problema complexo, ao qual é no mínimo ingénuo dar a resposta "eu sei como se resolve". Cavaco comete essa ingenuidade: se encharcarmos de informação os indivíduos, eles vão pelos nossos objectivos. Mas "nossos", de quem? Temos todos os mesmos objectivos? Pensamos todos pela mesma cabeça (qual cabeça)? Basta estarmos "bem informados" para produzirmos um resultado harmonioso para todos apesar dos interesses diferentes? E como é que podemos "encharcar-nos" de informação? Na medida da complexidade destas questões, a afirmação de Cavaco é ignorância em estado puro. Para um antigo professor universitário em Economia, é grave.
Bom, podemos sempre voltar à hipótese original: não é impreparação, é pura manha e hipocrisia. O que será, digam-me lá, se fazem o favor.