18/05/10

eu sei qual é a peça que falta


Segundo o jornal i, um reformado especialista em puzzles, passou os últimos sete anos e meio a trabalhar na montagem de um particularmente grande (5000 peças) e, agora, não o pode completar: falta uma peça, que segundo a família pode ter ido para o lixo ou até ter sido engolida por algum dos cães dos filhos do senhor. «"Foi maravilhoso ver a imagem quase finalizada, mas quando Harris percebeu que faltava uma única peça para terminar, ficou completamente decepcionado", conta a nora ao “Telegraph”.» O fabricante do puzzle afirmou que, já que a caixa deixou de ser fabricada, nada poderá fazer por Harris.

Eu posso dizer qual é a peça que falta. Falta apenas um pouco de lógica. Vejamos. O que é resolver um puzzle? É determinar o posicionamento de todas as peças do mesmo. Se o senhor Harris já colocou 4999 das 5000 peças, já determinou a posição de todas as peças, incluindo da última peça. Não consegue ter a pintura completa, mas isso é outro problema. O puzzle (enigma) ele já resolveu. Alguém se importa de dizer isso ao senhor?

1 comentário:

Micael Sousa disse...

Quantos de nós não vivemos e lutamos por pormenores e aparentes caprichos? Pelo menos assim parecem para todos os que não os seus detentores.
Boa questão levantada.